terça-feira, 5 de março de 2013

Como no tempo da vovó

foto1


Esta semana me lembrei de minha avó paterna.
Rita era o seu nome. Lembro-me dela já uma senhorinha, bem magra, com a pele corada e os cabelos longos sempre presos num coque.
Nas férias de julho íamos sempre visitá-la. 
Ela morava numa cidade pequenina na beira do Rio Araguaia. Eram férias muito animadas. Passávamos dias acampados nas praias desertas que o rio formava naquela época do ano. 
Um tempo que ficará guardado pra sempre na minha memória.
Certa vez minha mãe me contou que ela sempre dizia: " Visita de sogra tem que ser rápida, desta forma será sempre uma boa visita" (sábias palavras! kkkk)
Mas foi enquanto eu costurava essa roupinha da foto é que me recordei de um diálogo que tive com minha querida avó.
Eu deveria ter uns oito ou nove anos de idade mas me lembro dessa cena como se ela estivesse acontecendo exatamente neste momento.
Estávamos sentadas na varanda de casa, numa dessas poucas vezes em que ela rapidamente nos visitou, e ela me chamou bem pertinho e pediu pra que eu passasse a linha pelo buraco da agulha.
Possivelmente, devido à sua idade avançada,  já não tinha a vista tão boa assim...
Meu pai diz que herdei dela o gosto pela costura e o capricho no acabamento de minhas peças (pai coruja!).
Ele conta que ela sustentou seus muitos filhos costurando roupinhas para eles.
E olha eu aqui, três décadas depois do episódio da linha no buraco da agulha, seguindo seus passos e costurando roupinhas pra minha filhota que vai chegar ainda este ano.
Provavelmente não terei tantos filhos quanto minha vó teve, mas certamente costurarei para eles, da mesma forma que ela fez para os seus.
E fico aqui me perguntando: quais afinidades minha filha herdará de mim? o gosto pela costura? pelo Direito? será tímida?  ou será completamente diferente de mim?
Bom, só saberei com o passar de mais algumas décadas...
Mas uma coisa é certa, se a vista me falhar e eu precisar passar a linha pelo buraco da agulha já sei com quem poderei contar, não é mesmo?
Uma beijoca,
Tricia


 

5 comentários:

  1. Lindo Post Tricia ! Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Lindo vestido e lindas palavras,bjs Janaina

    ResponderExcluir
  3. Amei, Tricia! Ter lembrança dos avós é a maior bênção de todas. E tenho certeza de que a sua filha vai herdar o gosto pela costura!
    Beijos
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Linda história!! Fiz muitos vestidinhos pra minha filha!! Sei bem como é!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. ah, eu queria o molde pra minha neta, sera que pode me arrumar? obrigada. bjs

    ResponderExcluir